Espera Feliz/MG: Síntese histórica

Espera Feliz é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2010 era de 22.856 habitantes. Espera Feliz encontra-se a 23 km de Carangola, e a 378 km de Belo Horizonte, a capital do estado.
É boa a classificação da infraestrutura do município. A quase mil metros acima do nível do mar, na Zona da Mata, está em pleno maciço do Caparaó. Caulim já foi importante na economia local, juntamente com mica, que hoje já não são mais explorados. Atualmente, a cidade sobrevive do cultivo do café e do comércio, despontando o turismo como uma nova oportunidade econômica. Os principais pontos turísticos do município são a Cachoeira do Chiador, a Igreja Matriz de São Sebastião e o Parque Nacional do Caparaó.
O Município de Espera Feliz está situado na Mesorregião da Zona da Mata Mineira. Com área de 325 km², limita-se ao norte pelos municípios de Alto Caparaó e Caparaó, ao sul pelos de Carangola e Caiana, a leste pelo de Dores do Rio Preto, no Espírito Santo, e a oeste pelo de Divino. É parte integrante do maciço do Caparaó, com altitudes variando entre 900 e dois mil metros. A sede municipal está a 748 metros de altitude, tem sua posição geográfica determinada pelo paralelo 20º 39’ 00” de latitude sul em sua interseção com o meridiano de 41º 54’ 26” de longitude oeste. O clima é Cwa (tropical de altitude), com verão ameno e inverno frio, variando entre as médias de máxima 25,3º e média das mínimas 12,8º. A precipitação pluviométrica anual é em médias de 1.595 mm.
O censo demográfico de Espera Feliz no ano de 2000 cadastrou 20.536 habitantes. A densidade demográfica é de 63,27 habitantes por km². O município é servido pelas seguintes estradas de rodagem: BR-482 (Carangola – Espera Feliz – Guaçuí – ES), MG-111 – Rod. Padre Julio Maria (Espera Feliz – Manhumirim), MG-020 – Rod. Padre João Gehlen (Espera Feliz – Caiana) e por mais 69 estradas municipais.
A educação do município conta com um bom sistema educacional.
Espera Feliz é atendida por quatro escolas estaduais na zona urbana, sendo elas: Escola Estadual Altivo Leopoldino de Souza, que oferece ensino de fundamental (6º ao 9º ano) e médio, Escola estadual Erênio de Souza Castro,1º ao 5º anos do ensino fundamental, Escola Estadual Interventor Júlio de Carvalho, oferecendo ensino do1º ao 9º anos do ensino fundamental.
A cidade conta com a APAE, que oferece apoio e ensino a crianças com necessidades especiais.
Funciona desde 2003 em Espera Feliz, o Capítulo Espera Feliz Nº 595 da Ordem DeMolay. A Ordem DeMolay é uma ordem secreta de princípios filosóficos, fraternais e iniciáticos, patrocinada pela Maçonaria, para jovens - do sexo masculino - com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. Em Espera Feliz, é patrocinada pela Loja Maçônica Fraternidade Prudência e Luz.
Também em Espera Feliz funciona desde 2008(ativação) o Interact Clube de Espera Feliz.O Interact Clube é um grupo de adolescentes de 12 a 18 anos, patrocinado por um Rotary Club, em que o principal objetivo é tentar ajudar a sociedade de uma forma simples, com campanhas, doações, visitas a creches e hospitais, entre outras coisas para melhorar o meio-ambiente à saúde da população carente.
A religião predominante no município é a católica romana, e o padroeiro da cidade é São Sebastião. Também outras religiões são
 praticadas por grande número de fiéis, a exemplo dos evangélicos, que também possuem templos no município. Existe também o espiritismo cristão"cardecista", e seguidores do Candomblé.

 

 

Voltar